Biografia

 Quem foi Gregório Pinto de Almeida?

Vida e principais ações realizadas

       Nascido em 17 de novembro de 1921, na cidade de Irará, Gregório Pinto de Almeida era filho de Marinho Pinto de Almeida e de Maria Madalena de Jesus. Aos 18 anos parte de sua terra natal com destino a Salvador, para trabalhar na prefeitura de Salvador, no entanto, tendo sido envolvido pelo então distrito Santo Amaro de Ipitanga, conseguiu sua remoção para o referido município de onde não saiu mais.

        Em 1955, Gregório chega ao município executando inicialmente serviços de roçagem na praça da matriz, local próximo a igreja de Santo Amaro de Ipitanga, cercada por imenso matagal. Neste mesmo ano fundou o centro espírita paz e caridade, e no próprio centro a escola jesus cristo, ambos somente registrados em 20 de fevereiro de 1957.

       A escola Jesus Cristo foi à primeira escola de ensino regular a funcionar no então distrito no início do seu funcionamento a Escola dispunha de seis salas, funcionando em três turnos, mas a visão de Gregório Pinto de Almeida já naquela época era empenhada na estruturação do ensino no distrito em benefício da comunidade. Então, em 1963, através do Secretário de Educação de Salvador, Dr. Luiz Rogério de Souza, solicitou e conseguiu a construção da segunda escola para o distrito, a Escola Garcia d´Ávila, com duas salas que funcionou por dois anos com o ensino do nível primário.

                Em 1965, em virtude da política privatizante da educação, Dr. Luiz Rogério de Souza, então presidente estadual da campanha nacional de escolas da comunidade (CNEC), buscou inserir o primeiro ginásio no distrito, chamado Ginásio Municipal Ipitanga, diante disto, vereadores locais sugeriram a integração da Escola Garcia d´ávila ao Ginásio Municipal Ipitanga e, por conseguinte, Gregório foi nomeado o primeiro presidente da CNEC local, e que com a professora Delcic Publio de Castro Torres, a dona Dedé, montaram o ginásio sob a orientação de irmã Luiza, do colégio das Mercês, após a emancipação política da agora cidade de Lauro de Freitas, em 1962, gregório demitiu-se da prefeitura de Salvador e passou a trabalhar na prefeitura local.

           Em 1980, Gregório implanta os cursos de 2º. grau no município juntamente com outros companheiros como Preciano Reis, Marlene Félix, Carlos França, Robélia Montenegro e José Lopes Filho, foi inspetor do Mobral por 15 anos, e comissário de menores por 07 anos. Foi nomeado juiz de paz, cargo que exerceu até o seu falecimento.

Gregório Pinto de Almeida, no entanto, sempre buscou trabalhar em prol da comunidade sem levar nenhum tipo de ônus para a mesma, muito pelo contrário, sempre acolheu em sua humilde residência pessoas recém-chegadas a mais nova cidade, e em detrimento das necessidades dos seus próprios filhos e esposa, sempre buscou ajudar a todos indistintamente.

                Em 1984 fundou a creche Maria de Nazaré, situada na rua Abelardo Andréa, muito embora o seu desejo tenha sido de criá-la para ser a maternidade Maria de Nazaré., destinava-se aí um dos primeiros serviços a serem prestados em benefícios da assistência às crianças locais, de 0 a 06 anos de idade. Esta iniciativa contou com a parceria da Unimar supermercados para alimentos e a prefeitura municipal para o fornecimento de funcionários, sem ônus para a comunidade, foi nomeado cidadão laurofreitense, pelo então vereador Deraldo Mendes, tendo recebido o seu nome na rua em que morava e no local onde funcionou a Escola Jesus Cristo.

Sua família, falecimento e obras comunitárias deixadas

Nesta jornada contou com a eterna esposa Eernestina Correia de Almeida, e 17 filhos, dos quais apenas 06 viveram até o seu falecimento. Gregório Pinto de Almeida faleceu em 29 de julho de 1999, com 78 anos de idade, deixando, portanto seis filhos, vinte e três netos e dois bisnetos, na época.

Em 20 de julho de 2000 teve fundada uma escola municipal que também leva o seu nome (grepial), que atende ao ensino fundamental II, do 6º. ao 9º. ano do ensino regular e EJA, infelizmente a Escola Jesus Cristo e a creche Maria de Nazaré não estão atualmente em funcionamento em benefício da comunidade como Gregório sempre almejou. Gregório Pinto de Almeida pode ser considerado o pioneiro da educação e também da assistência social no município de Lauro de Freitas, e por isso exemplo para jovens, adultos e políticos que desejem priorizar os direitos das crianças e dos adolescentes.

Fontes:

Informações da família e manuscritos deixados por Gregório Pinto de Almeida.

Jornal de circulação estadual: jornal da Bahia, de 10 de março de 1975.

Os comentários estão desativados.